CamboriúPrev dá um salto para garantir o futuro do servidor efetivo
17/02/2020

Tão importante quanto trabalhar e contribuir uma vida inteira é ter a expectativa de uma aposentadoria segura. Nesta semana, o CamboriúPrev de Camboriú, divulgou os números conquistados nos últimos anos. De acordo com a presidente do CamboriúPrev, Luana Rodrigues Luciano, com todo empenho e transparência o instituto e conseguiu saltar de R$ 40 milhões para cerca de R$ 86 milhões, garantindo assim o futuro do servidor.

“Nossa gestão é sustentável, embasada nos eixos: econômico, social e ambiental. Dentro do eixo econômico, um dos quesitos é a previdência do servidor efetivo. Por isso, sempre direcionamos nossas ações com transparência, segurança, responsabilidade e compromisso com nossos servidores efetivos, obedecendo os limites previstos em lei e exigência dos órgãos competentes”, destaca o prefeito Élcio Kuhnen.

Conforme Luana, os investimentos financeiros do fundo são definidos pelo Comitê de Investimentos, composto em sua maioria por servidores certificados pela Ambina com o CPA-10 e que se reúnem mensalmente para tomada de decisões quanto as melhores aplicações do período. Ao todo hoje, os investimentos estão alocados em 10 fundos, distribuídos nos seguimentos de renda variável, renda fixa e fundo estruturado. No passado não era aplicado em renda variável, que apesar de o risco ser maior, também alcança maior retorno”, ressalta.

De 2017 até o início de 2020, os números demonstram que o dinheiro está sendo bem aplicado e de acordo com os limites que a lei exige, contando, inclusive com a participação de um servidor efetivo do Município na tomada de decisões, sendo este um profissional com formação em Ciências Contábeis.

Além dos investimentos, o rendimento conta com o repasse das contribuições previdenciárias dos servidores efetivos e da parcela patronal, bem como dos aportes financeiros, destacando-se a pontualidade do Executivo no cumprimento dessas obrigações. “A rentabilidade também decorre do pagamento do Acordo de Parcelamento, firmado entre o Município de Camboriú e o Instituto de Previdência no início de 2017, em virtude do não cumprimento do repasse da parcela patronal do período de agosto a dezembro de 2016 e que vem sendo honrado pontualmente.

“Vale lembrar que neste período também a regularização da compensação previdenciária, que não era realizada desde 2013, de modo que, até a presente data recebemos a importância de R$ 846.635,69”, conclui Luana.

Prefeitura de Camboriú
(47) 3365-9500