Disputas esportivas animam primeiro dia da Fenami
22/03/2019

Moradores de Camboriú e região se reuniram no ginásio de esportes Irineu Bornhausen nesta sexta-feira, dia 22, para assistir as disputas esportivas do primeiro dia da Festa Nacional da Melhor Idade (Fenami). A equipe de Brusque consagrou-se campeã da competição de vôlei na categoria Sênior masculino. Os times de Florianópolis e Camboriú venceram no Sênior e Master feminino, respectivamente.

As moradoras Evanir de Araújo Valério e Alice Fernandes da Silva foram premiadas nos jogos de dado. Arno Gomes e Anselmo Stulle, de Camboriú, venceram na competição de canastra masculina – Carmen e Beti alcançaram a vitória no feminino. A dupla Kininho e Nei foi premiada no dominó masculino, enquanto Evanir e Lucinda venceram no naipe feminino.

Dionizio Luiz Colombi, de 93 anos, foi homenageado por ser o atleta mais velho a participar dos jogos. Natural de Botuverá, ele mora em Florianópolis e pratica vôlei desde 2013. “Eu jogava quando era adolescente. Recentemente, meu filho fundou um time e resolvi participar”, compartilha. “Faço ginástica também. Quero dar exemplo para outras pessoas da melhor idade e aos jovens. Este evento é fenomenal porque também reforça isso”.

Apresentações de dança dos grupos da 3ª Idade Raio de Sol, ligado à Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, e HiperDia marcaram a abertura oficial da Fenami. “Dalto dos Reis, ex-prefeito de Blumenau e criador da Oktoberfest, nos provocou a desenvolver isso. Nada acontece por obra de uma pessoa só e este evento é a prova. Graças ao empenho dos servidores, conseguimos organizar toda essa festa. Plantamos a semente”, declarou o prefeito Elcio Rogério Kuhnen. “A pessoa da melhor idade ensina resiliência, força de vontade e está, sem sombra de dúvidas, perto da eternidade”.

Programação

A Festa Nacional da Melhor Idade continua nesse sábado e domingo, dias 23 e 24. A programação inclui aula de aeróbica, palestra sobre envelhecimento ativo, tarde dançante, concurso da rainha do evento e stand-up comedy com a Déte Pexera.

Uma feira gastronômica ficará montada no ginásio Irineu Bornhausen durante o evento. Entre os pratos que são comercializados estão tortei com galinha ensopada, lambaris, entrevero, batata frita, café colonial – doces e salgados – e pastéis. Artesãos da cidade também têm um espaço para expor e comercializar seus trabalhos.

Confira os resultados das disputas de vôlei:

Sênior masculino
1° lugar – Brusque
2° lugar – Florianópolis
3° lugar – Camboriú
4° lugar – Treze Tílias

Sênior feminino
1° lugar – Florianópolis
2° lugar – Camboriú
3° lugar – Itapema
4° lugar – Itajaí

Master feminino